A gripe pode dar a impressão de ser uma doença inofensiva, mas gera complicações sérias como a pneumonia.
Você sabe o que é pneumonia? Acertou se pensou na inflamação dos pulmões. Essa é a infecção que mais mata crianças menores de 5 anos ao redor do mundo. Estima-se que, em 2018, a pneumonia matou uma criança a cada 39 segundos, um cenário trágico, mas que pode ser prevenido. E como a gripe e a pneumonia estão associadas? A pneumonia é uma das complicações mais graves da gripe.
A GRIPE NÃO É UMA DOENÇA INOFENSIVA
Sintomas como febre, coriza e mal-estar já são bem conhecidos e não costumavam gerar tanta preocupação antes da COVID-19. O que é normal, pois a maioria das pessoas se recupera em alguns dias. No entanto, o que muitos não sabem é que a gripe pode causar consequências sérias, podendo levar à morte, principalmente nos seguintes grupos:
Pessoas com 65 anos ou mais;
Pessoas com doenças crônicas como asma, diabetes e doenças cardíacas;
Grávidas;
Crianças menores de 5 anos, especialmente as menores de 24 meses de vida.
As principais complicações da gripe são as infecções nos seios da face e do ouvido, apresentando-se como consequências moderadas. Entre as consequências graves, encontram-se:
Pneumonia;
Inflamação dos músculos do coração (miocardite);
Ataque cardíaco;
Inflamação do cérebro (encefalite);
Inflamação dos músculos (miosite e rabdomiólise);
Insuficiência de diversos órgãos como os pulmões e rins;
Sepse (infecção generalizada).
Além disso, entre as pessoas com doenças crônicas, a gripe pode piorar o quadro devido ao processo de inflamação sistêmica, onde, por exemplo, pessoas com asma podem apresentar mais crises e doenças cardíacas podem ser agravadas.
A GRIPE PODE CAUSAR PNEUMONIA
A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. E a gripe pode causar pneumonia através da infecção pelo vírus da gripe sozinho ou pela infecção conjunta entre o vírus da gripe e a bactéria causadora da pneumonia.
É super comum termos essa bactéria vivendo tranquilamente no nosso nariz: ela é encontrada em cerca de 40-95% dos bebês e 10-25% dos adultos. Mas é o desequilíbrio imunológico causado pela gripe que enfraquece as nossas defesas e dá a oportunidade para esse tipo de pneumonia se desenvolver no organismo.
Essa bactéria conhecida como pneumococo (Streptococcus pneumoniae) afeta os pulmões. Esse órgão é formado por vários sacos, chamados de alvéolos, que se enchem de ar quando uma pessoa respira. Com a presença das bactérias, o funcionamento dos alvéolos é prejudicado, eles ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e difícil.
VACINAR FAZ BEM SIM!
A boa notícia é que existem algumas formas de se proteger da GRIPE e da PNEUMONIA e a principal entre elas é a VACINAÇÃO! Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe reduz em até 60% os riscos de adultos entre 18 e 64 anos terem gripe, 45% o número de hospitalizações causadas por pneumonias, e 75% as mortes causadas por complicações da doença.
Garanta a sua dose de proteção aqui na Vacinar! Contra a gripe e pneumonia, oferecemos as seguintes vacinas: Vacina Influenza, Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente (VPC10), Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13 - Prevenar13), Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
Para saber mais sobre elas, acesse: Vacinas.
Conte com a Vacinar para te proteger e te informar!
♡ Vacinar faz bem!
Fontes:
– Jochems SP, Marcon F, Carniel BF, et al. Inflammation induced by influenza virus impairs human innate immune control of pneumococcus. Nat Immunol. 2018;19(12):1299-1308. – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, "Dia Mundial da Pneumonia: 12 de novembro", 2020. – Ministério da Saúde, "Saúde Brasil Contra a Influenza". – Mayo Clinic, "Flu shot: Your best bet for avoiding influenza". – WHO, "Pneumonia", 2019.
Comments